Educandario Sao José

L’Istituto Figlie di Maria Missionarie è sorto dallo zelo di Don Giacinto Bianchi, che lo ha pensato e voluto per le missioni estere: è un’espressione specifica della missionarietà della Chiesa.

Le Figlie di Maria Missionarie cercano di promuovere la dignità umana e facilitare le condizioni perché il popolo sofferente nel mondo, scopra le meraviglie realizzate da Dio e faccia l’esperienza di sentirsi amato e riconosciuto come suo figlio.

Questo sito vuole aiutati a conoscere il progetto realizzato in Brasile perché anche tu possa unirti a questa grande iniziativa a favore della vita.

assembleia-jan-13-dita-52
  • br Jasmine (748)
    Ciao amici, tutto bene? Io sono Giovanni, ho 9 anni, e frequento la III° elementare. Grazie 1000 perché aiutate molto questo Educandario. Voi fate un lavoro molto bello e siamo per il vostro aiuto. Non so come ringraziarvi e chiedo per favore di continuare quest'aiuto all'Educandario, così potremo fare tantissime attività e giochi. Che benedica te e la tua famiglia.
    Giovanni
    9 anni

Una giornata all'Educandario

Accoglienza

entrada-educ
Que alegria, chegar e encontrar quem te espera com os braços abertos e um lindo sorriso!
Todos nós e principalmente nossas crianças e adolescentes precisam de afeto.
E a acolhida é feito disso, chegar, conversar, marcar presença e sentir-se em casa.
Pra quem participa do turno da manhã, as 7, 50 estão chegando, quem de ônibus e quem a pé.
A turma da tarde, vem depois da escola, alguns vem diretamente, outros dão uma passadinha em casa. Mas as 13,45  horas as atividades se iniciam.

Preghiera

oracao-7
Todos os dias antes de iniciar as atividades no Educandário, seja no período da manhã, como o da tarde, as crianças e adolescentes junto aos educadores vivenciam um momento de louvor à Deus, respeitando as manifestações religiosas de cada um.
É um momento muito lindo, pois as crianças e adolescentes com simplicidade, pronunciam orações espontâneas feitas com o coração e com fé. Agradecem a Deus pelos dons recebidos, rezam pelas famílias, pelos amigos, pelos colaboradores, pela escola, pelo Educandário. Oferecem a Deus as esperanças e as situações presentes que estão vivenciando.

Igiene personale

belezura-7
Igiene personale
Belezura

Belezura, foi o nome escolhido para as atividades que auxiliam a criança a conquistar o prazer em cuidar de si, de sua higiene pessoal
O sentir-se amada é uma experiencia afetiva que transforma a vida de cada um. O cuidar do próprio corpo, vai além de realizar uma necessidade de higiene, passa a cultivar a auto-estima, a reconhecer o próprio corpo e sentir-se :bem, amado, e bonito.
Todos os dias, depois do café da manhã, merenda e almoço, as crianças no Educandário recebem o kit para fazer a higiene bucal. Periodicamente recebem cuidados aos cabelos e unhas e aprendem a praticá-los com os amigos. Demonstram um grande prazer em frequentar o Salãozinho de beleza e escolhem o tipo de corte e penteado que gostam.
E numa bela parceria , vira e mexe tem a presença de profissionais da saúde pública realizando palestras e cuidando da saúde da garotada.

Compleanno del mese

img-20161003-wa0018
Quantas crianças encontramos que não tiveram a alegria de celebrar seu aniversário.
Conseguimos imaginar a felicidade estampada nos olhos das crianças ao sentirem cantar: Parabéns pra você?
Talvez esse seja o maior presente! Certamente, ficará na gravado na memória afetiva.
Nasceu e se efetivou esta linda iniciativa, todo ultimo dia útil de cada mês, celebrar os aniversariantes.
Para isto, conta-se com tantos colaboradores locais, famílias, comerciantes,  e tantas pessoas de boa vontade que proporcionam a realização deste grande sonho!
E com esse carinho, vai se fortalecendo tantos vínculos!

La realtà dei partecipanti

atividade-socializante-56
La realtà dei partecipanti

L'uscita: il trasporto

br15-ver-019
Não era nada fácil para as crianças percorrerem grandes distancias em seu itinerário quotidiano entre sair de casa, em muitos casos, sozinhos rumo ao Educandário, e a escola e retornar a casa a pé no  final do dia. Haja motivação, cansaço e riscos pelas ruas!
Nessas condições, somando ainda a falta de uma alimentação adequada, um bom repouso noturno e as fragilidades físicas e emocionais, se tornava um fardo maior para que pudessem vivenciar as várias oportunidades de convivência e aprendizado com prazer e com melhor aproveitamento.
Depois de tantas lutas e a realização de parcerias com o governo municipal, voluntários e colaboradores, eis o transporte que chega na porta!